Como Estudar para Concursos de Tribunais


Os concursos públicos para a área jurídica no Brasil são, em geral, bastante atrativos, por oferecer uma boa remuneração, muitos benefícios, cargos de nível médio e superior, uma posição favorável na sociedade, além é claro da tão sonhada estabilidade que é assegurada pelo regime estatutário.

Apesar da “crise”, temos uma boa estimativa de abertura de concursos públicos para este ano de 2017, portanto é hora de arregaçar as mangas e estudar.

 Muitas pessoas já vêm se preparando há anos, como também, existem àquelas pessoas “marinheiro de primeira viagem” que ainda estão iniciando os estudos, para ambos os públicos, reservei um artigo muito especial falando sobre as vantagens de se tornar um servidor público do Poder Judiciário e com  super dicas que ajudarão a se prepararem melhor para as provas.

Vantagens de se tornar um servidor público do Poder Judiciário:

Muitas são as vantagens de se tornar um servidor público em qualquer área de um dos Três Poderes, mas no Poder Judiciário tem algumas vantagens específicas, como mostro nos exemplos abaixo:

Umas das vantagens são os vencimentos, que é o montante formado pelo salário base + gratificações + auxílio transporte(pecúnia) + auxílio alimentação + auxílio saúde(em alguns casos) + outros auxílios. É bastante atrativo não acha?

Outra vantagem são as diversas licenças que são permitidas pela lei do funcionalismo público, como por exemplo: licença paternidade de 20 dias, sendo cinco dias previstos em lei e 15 dias de extensão do benefício, com exceção dos servidores públicos do Distrito Federal que ampliou para 30 dias; licença gala de 8 dias, a contar do casamento; e a tão famosa licença prêmio, que a cada 10 anos de efetivo exercício, o servidor tem direito a 6 meses de licença, além de tudo isso, ainda existe o recesso forense.

Dicas para otimizar os seus estudos:

Citarei algumas dicas que ajudarão você a ter um melhor rendimento nos estudos, e contudo, ficar mais próximo da sua tão sonhada aprovação em qualquer concurso público do Poder Judiciário:

Dica#1 – Estude o edital e faça um planejamento dos seus estudos de acordo com o conteúdo programático e crie um plano de estudo com todas as matérias do edital e seus respectivos cronogramas de estudo.

Dica#2 – Uma dica importante que quero destacar são os resumos e as revisões. É fundamente criar resumos para cada matéria estudada, pois esses resumos ajudarão a fixar melhor o assunto estudado na hora das revisões. Com relação às revisões, é necessário que se faça revisões diárias e semanais para uma melhor assimilação do conteúdo estudado.

Dica#3 – Outra dica importante é a resolução de questões de provas de concursos anteriores da mesma banca organizadora do concurso em questão. Além de você praticar, os assuntos relacionados às questões costumam se repetir nas provas seguintes, e algumas vezes até, aparece à mesma questão na prova.

Dica#4 – Pra finalizar, não menos importante que as outras dicas, é necessário que o concurseiro tenha um acompanhamento constante, seja através de um curso presencial, um curso online ou até mesmo através da orientação de um especialista na área de concurso público, para potencializar o seu rendimento.

Davis Lopes

Como Estudar para Concursos de Tribunais
5 (100%) 1 vote

Compartilhar

Você pode gostar...