Dicas de Aprovação


Dicas para concurseiros de primeira viagem

De acordo com a ANPAC (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos) o crescimento de interessados em fazer concurso público tem aumentado cerca de 40% ao ano. Os motivos são muitos: estabilidade profissional, salários vantajosos, flexibilidade na carga horária de trabalho….

Porém, muitos não têm o conhecimento e nem as orientações necessárias para atingir seus objetivos. Não sabem por onde começar a preparação, o que aumenta as chances de estratégias inadequadas de estudo.

Por isso, o Concurso Virtual preparou 12 dicas elaboradas por especialistas para concurseiros de primeira viagem para encurtar o seu caminho até a aprovação no concurso público.

 1) Escolha uma área
Para ser aprovado em concursos públicos, a primeira coisa que você deve saber é qual o concurso que pretende fazer, definir uma área ou um concurso específico. Quando você escolhe uma área, estuda as disciplinas comuns ou básicas, dentro da área que escolheu. Tenha em mente também o cargo que deseja. Isso facilitará a sua coleta de material e fará com que você consiga se manter focado. É importante que você verifique as exigências da vaga que deseja.

 

 2) Mantenha-se bem informado
Diversos concursos públicos exigem que o candidato esteja antenado com os acontecimentos do momento, sejam eles nacionais ou internacionais. Verifique nos editais anteriores se a disciplina de atualidades foi cobrada nas provas. Visite portais de notícias todos os dias.

 

 3) Monte sua grade de estudos
Para que você consiga se organizar é muito importante montar um quadro de horários em que você listará os dias da semana, horários do dia e disciplinas a serem estudadas nos períodos “livres” (fora do tempo para dormir, levar ou buscar o filho na escola, resolver assuntos importantes, entre outros). Pelo menos 3 horas. Melhor ainda se conseguir estudar sozinho por mais 2 horas, lendo, relendo e revisando a matéria. Comece o estudo pelas matérias que tem menos afinidade e depois passe para a disciplina que mais gosta. Quando começar a se cansar, esta estratégia trará motivação para continuar seus estudos.

 

 4) Fuja de todas as expectativas negativas
Evite pensamentos do tipo: “não consigo estudar”, “odeio esta matéria”, “não sei como alguém consegue aprender isto”. Fuja também de pessoas negativas. Comente só para os amigos mais próximos que está estudando para concurso, e peça para que eles te ajudem nesta jornada. Tenha pensamentos e pessoas positivas ao seu redor, pois com isso você conquistará a sua aprovação.

 

 5) Nada de ansiedade
Você precisa controlar a sua ansiedade, pois falhar nesta tarefa é um dos principais motivos que levam diversos concurseiros à desistência. Aposte em amizades positivas e tenha um diálogo constante com seus familiares. Estude com constância até a saída do edital, separando momentos de lazer e descanso. Combine seus estudos com uma vida social e familiar equilibrada, pois isso o ajudará a manter-se motivado. O caminho até a aprovação exige persistência e constância.
 6) Não se disperse no Facebook e Whatsapp!
É preciso manter o foco! Nas redes sociais, blogs, chats e sites, os concurseiros encontram diversas informações relevantes, mas podem perder muito tempo na pesquisa, e ainda correm o risco de não conseguir um material qualificado ou atualizado. Então pesquise menos e estude mais!

 

 7) Faça provas anteriores
Além dos simulados as provas anteriores também exercem papel importante nessa preparação do concurseiro. Portanto, busque sim provas anteriores e refaça-a. Alguns candidatos não acham necessário rever a prova anterior, pois acreditam que nenhuma questão será a mesma. No entanto, tão mais importante do que a questão ser repetida em outro concurso, é o candidato sentir e perceber como elas são cobradas.
 8) Tenha material de qualidade
Não saia comprando livros e mais livros. Aposte em material de qualidade, um que você entenda a didática para assimilar melhor o conteúdo. O mesmo deve ser atualizado e com professores especializados. Material não é custo, é investimento.
 9) Coragem e disciplina
Não adie seus estudos devido a outras obrigações. O tempo planejado de estudo e as aulas são o que há de mais importante no momento. Comprometa-se com os horários do seu dia. Não abra exceções. Fuja das ideias de “só hoje” e “é só uma vez”. Esse esforço é o preço do sucesso. O seu dia e sua rotina devem ser planejados para que você obtenha o máximo de tempo possível para estudar.
 10) Prepare o local de estudo
Um ambiente de estudos organizado facilita a vida do concurseiro. Permite que você tenha acesso mais fácil ao seu material de estudos e economize tempo em vez de ficar procurando “aquela” anotação importante em algum lugar. Deve estar devidamente limpo e ser bastante arejado para que você se sinta bem e não desenvolva qualquer tipo de alergia ou doença respiratória. O ideal é que esse ambiente não seja compartilhado com outras pessoas. Mas se isso não for possível, tente se programar para ficar o maior número possível de horas sozinho. Tente adaptar seus horários se for preciso.
 11) Dê importância as pausas
Para ser aprovado, não precisa passar a noite acordado estudando desesperadamente, acumulando mau humor e cansaço. Estude de dia e reserve a noite para dormir. Faça pausas de 5 minutos a cada uma hora. Assim, você certamente aumentará sua capacidade de aprendizado, assimilando melhor o que pretende aprender. Caso você seja daqueles que estudam melhor à noite, avalie melhor sua rotina diária para poder desfrutar das longas noites de estudo.
 12) Estude online com quem entende!
Estudar online já é uma realidade para muitos concurseiros, pois traz inúmeras vantagens. Flexibilidade, você adapta seus estudos a sua própria rotina, ou seja, estuda onde e quando quiser. Economia, pois não há necessidades de gastos extras com transporte e alimentação. O investimento para um curso online costuma ser menor em relação aos cursos presenciais, além disso as videoaulas podem ser pausadas, assistidas por mais de uma vez e não são interrompidas.

Fonte: www.concursovirtual.com.br

índice


Compartilhar