Jovens leitores, sábios adultos


         O hábito de ler deve ser estimulado na criança desde os seus primeiros anos, para tanto, faz-se necessário que todas as pessoas envolvidas no processo educacional da criança, como a família e a escola, trabalhem em cima de um único objetivo, que é desenvolver o senso crítico e criativo das crianças, para quando adultas, possam enfrentar com mais confiança e segurança os obstáculos que advirem nos seus caminhos.

         A família é a principal atriz no cenário educacional da criança, pois atua diretamente na formação e no desenvolvimento da criança, orientando-a para uma vida cheia de oportunidades, desde o nascimento até a fase adulta.

         O papel da escola também é de formação e acompanhamento, pois atua no mesmo cenário educacional que a família. A escola como instituição de ensino tem o dever de garantir não só um ensino de qualidade, como também, agir como co-responsável em todo o processo educacional da criança.

         O sistema educacional público do Brasil teve poucos avanços na sua história, pois ainda usa um modelo de ensino ultrapassado, baseado no método da repetição e não na inovação, bem como, não estimula o aluno a debater as suas ideias, a desenvolver o seu censo crítico, criando um ambiente onde o professor fala e o aluno aceita sem questionar.

         Recentemente foi aprovado um projeto de lei que visa à inclusão do empreendedorismo nos currículos dos ensinos fundamental, médio, e na educação superior – Projeto de Lei do Senado (PLS 772/2015), trata da implantação do empreendedorismo não como uma nova disciplina, mas como tema transversal. É um bom começo, mas ainda precisamos avançar mais e tornar as nossas crianças agentes ativos nesse processo educacional.

         O estímulo à leitura pelos diversos atores envolvidos no processo educacional da criança, deve ser de forma contínua, buscando um aprendizado constante, pois só assim as nossas crianças serão adultos sábios.

         Devemos sempre estar dispostos a aprender coisas novas ou seremos eternos ignorantes.

Autor: Davis Lopes

Artigo publicado no jornal cultural “Conhece-te a ti mesmo”-MG

Jovens leitores, sábios adultos
5 (100%) 1 vote

Compartilhar

Você pode gostar...