Os Concursos Estão mais Concorridos ou mais Seletivos?


Os Concursos Estão mais Concorridos ou mais Seletivos?

O cenário dos concursos no Brasil está evoluindo cada vez mais, dia após dia, principalmente sob o ponto de vista dos conteúdos programáticos que são cobrados nos editais, exigindo um maior esforço e preparação do candidato, mais será que toda essa evolução se dá por conta da concorrência ou de fato é para selecionar melhor o candidato às vagas que são apresentadas nos editais?

Nos últimos meses foram publicados diversos editais, em diversas áreas, particularmente irei mencionar algumas datas de inscrições de concursos de Tribunais em geral, como por exemplo, o TJMG com data limite de inscrição até o dia 28 de julho deste ano, TRE/PR até o dia 21 de julho, TRE/BA até o dia 24 de julho, TRT/SC até o dia 25 de julho, o TCE/PE até o dia 31/07 e o TJPE até o dia 24/08. Fonte: https://www.pciconcursos.com.br/

Fazendo uma breve avaliação do conteúdo programático desses concursos citados anteriormente, chega-se a conclusão de que esses órgãos públicos estão cada vez mais exigentes quanto ao que irão cobrar nas provas, determinando o que cada organizadora deverá cobrar em seus editais, de acordo com o grau de exigência em cada cargo.

Mais será que tudo isso é para tornar os concursos mais concorridos ou mais seletivos? Se você prestar bem atenção verá que não existe concorrência maior que você mesmo, pois você é o seu maior concorrente, seus medos, suas dúvidas, suas inseguranças é que definem de fato o tamanho da sua concorrência. Então, conclui-se que os concursos sempre foram criados num formato de modo que selecionassem melhor o candidato para o cargo pretendido de acordo com as suas atribuições.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com você 3 dicas que irão lhe ajudar nessa sua trajetória de concurseiro:

  • Defina em primeiro lugar qual o concurso que você quer e aonde quer chegar, ou seja, em qual concurso ou área você irá focar e aonde quer chegar dentro do órgão público quando tomar posse e entrar em exercício;
  • Estabeleça metas de curto prazo, por exemplo, criar um plano de estudo com a divisão do conteúdo programático de acordo com os dias da semana;
  • Simule o dia da prova, resolva a mesma quantidade de questões de cada matéria e com a mesma carga horária da prova que foi definida no edital. Crie todo um cenário em sua mente e imagine-se como se estivesse fazendo a prova do concurso.

Um recado final a você concurseiro:

Nunca duvide do seu potencial, tenha sempre Fé em Deus e Confiança em si próprio, pois você é capaz de passar em qualquer concurso, basta querer, ter foco e disciplina para ir em busca da sua vaga, pois se lembre que você é o seu maior concorrente.

Vou deixar 2 citações do livro “Carta aos Concursandos” de Francisco Dirceu Barros e Willian Douglas para reflexão:

“Erra quem pensa que concurso é uma guerra, uma disputa entre pessoas distintas. O concurso é uma disputa em raia única.”

“Todos nós somos possibilidades. A partir do momento em que acreditamos e agimos é que somos capazes de transformar possibilidades em acontecimentos, sonhos em realidades. Portanto, devemos definir onde estamos e para aonde queremos ir”.

“E antes de decidirmos aonde queremos chegar é primordial definirmos qual é o nosso objetivo principal” – Davis Lopes

Se quiser saber mais informações sobre como se preparar melhor para um concurso público e conquistar a sua tão sonhada aprovação, Acesse >>> [CLIQUE AQUI]

Os Concursos Estão mais Concorridos ou mais Seletivos?
5 (100%) 1 vote

Compartilhar

Você pode gostar...